I CONCURSO LITERÁRIO – GOB BA

I CONCURSO LITERÁRIO – GOB BA

maio 27, 2020 Notícias 0

GRANDE ORIENTE DO BRASIL – BAHIA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

I CONCURSO LITERÁRIO – GOB-BA

REGULAMENTO

I – DO CONCURSO

Artigo 1º. Instituído pela Lei nº 082, de 23 de Outubro de 2019, do Grande Oriente do Brasil – Bahia, o I Concurso Literário do Grande Oriente do Brasil- Bahia será regido pelo presente Regulamento.

Parágrafo Único – Em cada Edição o Concurso Literário vai homenagear um Maçom do Grande Oriente do Brasil que já tenha falecido e que em sua vida maçônica tenha contribuído para o crescimento da Maçonaria Baiana.

Artigo 2º. O concurso tem por finalidade incentivar e estimular a pesquisa e os estudos sobre temas maçônicos e, sobremodo, revelar escritores e talentos no âmbito do Grande Oriente do Brasil – Bahia.

§ 1º. A primeira edição do Concurso ocorrerá entre os meses de Maio de 2020 a Dezembro de 2020, versando sobre temas maçônicos de livre de escolha do candidato, observando as orientações temáticas constantes do art. 6°.

§ 2º. O Concurso ofertará duas oportunidades concorrenciais, independentes, uma para Aprendizes/Companheiros e outra para Mestres, sendo vedada a participação de Aprendizes e Companheiros na categoria Mestres, e de Mestres na categoria Aprendizes/Companheiros.

§ 3º. A Secretaria de Educação e Cultura do Grande Oriente Estadual da Bahia será responsável pela coordenação do concurso, em articulação com a Chefia de Gabinete do Grão Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil – Bahia.

Artigo 3º. As inscrições ficarão abertas no período de 12 de Maio de 2020 a 12 de Setembro de 2020, e o prazo final para entrega dos trabalhos se expira, impreterivelmente, no dia 13 de setembro de 2020. O material (Dados da Inscrição: NOME COMPLETO, CIM, GRAU, NOME DA LOJA O QUAL O IRMÃO RECOLHE OS EMOLUMENTOS, TÍTULO DO TEXTO, TEMA ESCOLHIDO) e o arquivo do texto conforme descrito no artigo 8º deverá ser enviado no e mail: sec.edu.goeb@gmail.com

II – DOS PARTICIPANTES

Artigo 4º. O I Concurso Literário do GOB-BA destina-se a Maçons Regulares Filiados ao Grande Oriente do Brasil – Bahia.

Parágrafo Único. Vedada à participação dos Membros da Comissão Julgadora, da Secretaria de Educação e Cultura, e dos demais Maçons ocupantes de cargos na Administração do Grande Oriente do Brasil – Bahia.

Artigo 5º. Será admitida a inscrição de mais de um trabalho por um mesmo Autor, desde que seja incidente sobre os temas do certame e distinto um do outro, observando-se, para cada um dos trabalhos, as disposições e Normas Complementares, sendo vedada a participação de Trabalhos em coautoria.

III – DOS TEXTOS E DAS INSCRIÇÕES

Artigo 6º. O Artigo deverá versar sobre temas maçônicos de livre escolha do candidato dentro dos temas propostos no Parágrafo Único deste artigo, e somente serão aceitos trabalhos inéditos, redigidos em língua portuguesa, com observância dos padrões gramaticais da norma culta.

Parágrafo Único. Os trabalhos devem guardar pertinência com um dos seguintes temas:

a) Maçonaria operativa e especulativa;

b) Maçonaria na história do Brasil;

c) O papel do Maçom na sociedade;

d) Filosofia aplicada à Maçonaria;

Artigo 7º. Os trabalhos devem ser apresentados totalmente despersonalizados, sem agradecimentos, dedicatórias, homenagens ou qualquer outra informação que identifique o autor, sob pena de desclassificação.

Artigo 8º. Os autores deverão utilizar fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas, 1,5 cm entre os parágrafos e todas as margens medindo 3 cm. Os textos deverão conter 2 (duas) a 05 (cinco) páginas. O envio em deverá ser realizado em prazo estipulado pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura do GOEB no e mail e formato publicados no Regulamento.

Artigo 9°. A inscrição obedecerá as seguintes normas: O material (Dados da Inscrição: NOME COMPLETO, CIM, GRAU, NOME DA LOJA O QUAL O IRMÃO RECOLHE OS EMOLUMENTOS, TÍTULO DO TEXTO, TEMA ESCOLHIDO) e o arquivo do texto conforme descrito no artigo 8º deverá ser enviado no e mail: sec.edu.goeb@gmail.com

Artigo 10°. Não serão aceitas, em qualquer hipótese, trocas, alterações, inserções ou exclusões de parte ou de todo o Trabalho originalmente apresentado, após a sua entrega.

IV – DA COMISSÃO JULGADORA

Artigo 11º. Para julgar o concurso, o Grão-Mestre através de Ato deverá nomear uma Comissão Julgadora formada por 03 (Três) Mestres Maçons com reconhecido saber maçônico.

§ 1º. À Comissão Julgadora terá um prazo de até 40 (quarenta) dias para a avaliação dos trabalhos, a partir da data limite para o recebimento dos trabalhos.

Artigo 12º. Presidirá os trabalhos da Comissão Julgadora do I Concurso Literário do GOB-BA, na qualidade de Membro Nato, o Secretário de Educação e Cultura do GOB-BA, que constituirá as subcomissões necessárias ao exame e avaliação dos trabalhos apresentados e terá o voto de desempate.

Artigo 13º. Serão indeferidos e eliminados, sem apreciação do mérito, os artigos que não atenderem às condições estabelecidas neste Regulamento.

VI – DO JULGAMENTO DE MÉRITO

Artigo 14º. A Comissão Julgadora deliberará sobre o mérito dos trabalhos, tendo como parâmetro:

a) originalidade: o caráter inovador das informações trazidas e documentadas, bem como o conjunto de evidências que levem às correções ou ratificações das informações existentes e das conclusões aceitas e formadas;

b) aderência: coerência do tema do artigo com os temas propostos;

c) linguagem: correção da linguagem, objetividade, concisão e estilo;

d) fundamentação: argumentação fundamentada em fatos históricos, legislação, trabalhos científicos e doutrina sobre o tema, com indicação das fontes pesquisadas;

e) sequência lógica: a observância de coerência entre os argumentos, atos e fatos apontados ou apresentados; e

f) aspectos formais: cumprimentos dos aspectos formais constantes das Regras para Apresentação e Formatação das Monografias que acompanham o presente Regulamento.

Parágrafo Único. O plágio e o autoplágio acarretarão em sumária eliminação do trabalho.

Artigo 15º. A avaliação de cada Monografia pela Comissão Julgadora será representada pela soma da pontuação emitida pelos Membros Avaliadores a cada um dos quesitos de avaliação, em uma escala de valores de 0,0 (zero) a 10 (dez), sendo que da soma das avaliações se obterá a média aritmética, que indicará a pontuação final obtida.

Artigo 16º. São critérios de desempate, nesta ordem:

a) a maior média final obtida no quesito conteúdo;

b) a maior média final obtida no quesito fundamentação;

c) persistindo o empate, a escolha se dará por deliberação do Secretário de Educação e Cultura, com voto de Qualidade, passando o Trabalho a concorrer com os demais trabalhos, se houver, de médias imediatamente inferiores.

VII – DAS PREMIAÇÕES

Artigo 18º. Serão premiadas as três melhores Monografias de cada categoria, e distribuídos três prêmios, a saber:

a) Categoria Aprendiz/Companheiro:

1º colocado: Diploma de Honra ao Mérito Literário e troféu alusivo à classificação;

2º colocado: Diploma de Honra ao Mérito Literário e troféu alusivo à classificação;

3º colocado: Diploma de Honra ao Mérito Literário e troféu alusivo à classificação;

b) Categoria Mestre:

1º colocado: Diploma de Honra ao Mérito Literário e troféu alusivo à classificação;

2º colocado: Diploma de Honra ao Mérito Literário e troféu alusivo à classificação;

3º colocado: Diploma de Honra ao Mérito Literário e troféu alusivo à classificação;

Parágrafo Único. Em nenhuma hipótese a premiação será fracionada, devendo a Comissão Julgadora decidir por um dos trabalhos concorrentes, em caso de empate, nos termos do Art. 16º deste Regulamento.

Artigo 19º. O GOB-BA emitirá Certificados de Menções Honrosas a todos os autores dos trabalhos que a Comissão Examinadora julgar de qualidade.

Artigo 20º. Os prêmios deixarão de ser concedidos caso a Comissão Julgadora conclua pelo entendimento de não haver artigos merecedores de premiação.

VIII – DO RESULTADO E ENTREGA DOS PRÊMIOS

Artigo 21º. O resultado do concurso será publicado no sitio o Grande Oriente Estadual da Bahia e no Boletim Oficial do Grande Oriente Estadual da Bahia.

Artigo 22º. Os prêmios serão entregues solenemente na sede do Grande Oriente Estadual da Bahia, Salvador – BA, em horário a ser divulgado oportunamente.

IX – DOS DIREITOS AUTORAIS E DA ACEITAÇÃO DAS CONDIÇÕES DO CONCURSO

Artigo 23º. Fica reservado ao Grande Oriente do Brasil – Bahia todos os direitos de veiculação, por quaisquer meios, métodos e formas, inclusive proceder as suas versões para qualquer língua ou idioma, bem como proceder às revisões de seus textos, segundo os padrões das normas de linguagens cultas, sem alteração do conteúdo, independentemente de autorização dos autores.

X – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 24º. Os autores respondem pessoal e individualmente pela originalidade e veracidade das opiniões e afirmações contidas nos seus respectivos trabalhos, isentando o Grande Oriente do Brasil – Bahia de qualquer responsabilidade seja quanto à autoria ou opiniões.

Artigo 25º. Os casos omissos serão resolvidos pelo Secretário de Educação e Cultura do GOB-BA, ouvida a Comissão Julgadora.

  Do Cronograma:   I. Inscrições dos artigos: 12/05/2020 a 12/09/2020. II. Avaliação dos artigos: 13/09/2020 a 13/11/2020. III. Divulgação dos artigos selecionados: 14/11/2020 a 30/11/2020. IV. Entrega da Premiação: A Critério do Grão-Mestre.  

Salvador – BA, em 12 de Maio de 2020.

Deixe uma resposta